Buenos Aires: El Ateneo Grand Splendid

by - terça-feira, março 25, 2014


Uma das visitas mais surpreendentes e enriquecedoras de Buenos Aires, com certeza, é ao El Ateneo, livraria de personalidade única que deixa qualquer turista europeu sem palavras. Isso porque o lugar conserva a arquitetura rica do antigo teatro que um dia foi. E o mais bacana, é justamente essa conservação, que garante que os leitores sintam-se como parte de uma peça. Ou de uma enorme platéia admirada.

A livraria é considerada pelo jornal britânico The Guardian como a segunda livraria mais bonita do mundo (só perde para a Selexyz Dominicanen Boekhandel, na cidade holandesa de Maastricht) e um dos pontos turísticos mais exuberantes da capital argentina. Além disso, o lugar conta também com um acervo muito rico, repleto de autores argentinos e internacionais.


A visita, além de ser um convite à leitura e à arte, também é uma forma incrível de conhecer um pouco mais sobre a influência da arquitetura europeia na Argentina. Outro fato importante que podemos constatar é a importância e riqueza dos teatros, que, até hoje, simbolizam muito para a cultura e a arte argentina. O próprio El Ateneo tem uma história incrível, desde 1912 intimamente ligado à história do país.

Por isso, visitem a livraria sem pressa, com tempo sobrando para ler um pouco de um livro ou tomar um café na charmosa cafeteria que fica no antigo palco (!!!). Também vale a pena garantir alguns roteiros de viagem e conhecer a parte inferior da livraria, especializada em CDs e DVDs.

Um passeio indispensável para os amantes dos livros - e surpreendente até para quem não gosta tanto de ler.

El Ateneo Grand Splendid
Avenida Santa Fe 1860

Obs.: Na verdade, existem vários "El Ateneo"s espalhados pela cidade, mas o único que conserva essa arquitetura única é na Avenida Santa Fe ;)

You May Also Like

0 Opiniões sobre