3 lugares para correr (e apreciar) no Rio

by - domingo, março 15, 2015


O Rio de Janeiro continua lindo. E com lugares maravilhosos para correr. Quem acompanha meu perfil no instagram (ainda não segue? @JuSouzaO ) já deve ter percebido meu amor pela corrida, atividade que pratico com certa regularidade (de 4 a 5 treinos por semana, por exemplo) alternando areia fofa e asfalto. Amo! Mas nem sempre foi assim.

Na verdade, no início o meu desempenho na corrida não era lá dos mais surpreendentes. 3, 4km por dia e eu já estava morta, estourando o meu limite e com câimbras.. Mas, se tem uma coisa boa quanto essa atividade é a facilidade com a qual nos superamos e melhoramos nosso desempenho nela. Mesmo! Hoje, corro no mínimo 10km feliz e contente - e cantando por aí alguns dos meus hits favoritos, porque trilha sonora é fundamental. Além disso, outro detalhe que faz toda a diferença é o visual da corrida, que, quanto mais atraente e admirável, melhor - porque ninguém merece correr olhando pro espelho da academia, como ratinhos de laboratório na esteira. E nisso, o Rio de Janeiro é profissional: A cidade oferece milhares de opções maravilhosas para os corredores, que, definitivamente, não têm desculpas para não calçar logo o tênis e começar a correr. Duvida? Então olha só:


Meu point favorito no Rio, e justamente por ser o mais perto de casa, o Aterro é um daqueles lugares que transmite paz só de passear pelas suas ruas, jardins ou até mesmo na areia da praia do Flamengo. Além disso, sempre repleto de esportistas das mais variadas atividades, o lugar já se tornou reduto de skatistas, ciclistas, patinadores, jogadores de vôlei, futebol e, é claro, corredores, que aproveitam as inúmeras pistas e áreas livres do Aterro para correr. Para completar, a praia (que não é lá a das mais aconselhadas para o banho, diga-se de passagem) conta sempre com inúmeras atividades na areia, como funcional, futevôlei e frescobol. Impossível ficar parado! Ideal para um passeio de manhã bem cedo ou no final da tarde, o Aterro tem sua área ampliada nos domingos e feriados, das 7h às 18h, quando as pistas de tráfego do parque são fechadas. 


Cartão-postal do Rio e realmente um dos lugares mais deslumbrantes da cidade, a Lagoa conta com uma considerável extensão de 7,5km, percurso eternizado pelo visual - que contempla tanto o Cristo Redentor quanto o Pão de Açúcar. Além disso, a sombra oferecida pelas inúmeras árvores que margeiam o local e a tranquilidade do trajeto garantem uma corrida serena e ideal para quem quer apreciar a natureza, além da possibilidade de um passeio de pedalinho depois - o que, na verdade, eu nunca fiz. De todo modo, o passeio vale muito a pena, ainda mais se contar com uma água de coco bem gelada no final, que pode ser garantida nos inúmeros quiosques ou restaurantes que a contornam. Para os ciclistas, também é uma ótima opção: a ciclovia do local tem marcações de 100 em 100m, ideal para acompanhar o desenvolvimento e marcar tiros de velocidade.

Obs.: É também no entorno da Lagoa que se encontra o Lagoon, espécie de "galeria" com um dos melhores cinemas da cidade! (Além de ótimas festas)


É impossível falar do Rio de Janeiro sem mencionar Ipanema. A cara do Rio, o bairro já se tornou reduto certo de turistas e moradores nos fins de semana e feriados, quando a praia fica lotada até o pôr do sol - admirado e devidamente aplaudido do Arpoador. Além disso, é também nessa praia que encontramos um dos melhores - e mais bonitos - trajetos para correr. Entre os bairros de Ipanema e Leblon, e chegando até o Arpoador, é possível acompanhar, seja de manhã cedo ou até mesmo tarde da noite, a grande movimentação de corredores e ciclistas que lotam a orla praticando suas atividades. Também, pudera: o visual é arrasador e a possibilidade de um mergulho depois é recompensadora. Outra ideia boa é aproveitar a oportunidade para correr na areia fofa, o que, apesar de exigir maior esforço físico, garante também resultados ainda mais satisfatórios - e, mais uma vez, devidamente recompensados por um dos visuais mais conhecidos do Brasil.

É mole correr assim, não é? Obrigada, Rio! E viva seus 450 anos! 

UPDATE!


Meninas, tenho uma notícia muito massa para compartilhar com vocês! Esse mês (março/15) vocês vão me encontrar na Capricho! Siiim! E como parte de uma matéria super legal sobre esportes ao ar livre no Rio, onde pude contar um pouquinho da minha experiência com a corrida na areia nessa cidade maravilhosa. Além disso, outras três meninas lindas contam um pouco de seus esportes (surf, slackline e stand up) e demonstram como é maravilhoso viver - e suar! - aqui no Rio. Corre pras bancas!

Um beijo, Jú.

You May Also Like

2 Opiniões sobre

  1. Oi, Ju !
    Parabéns pelo texto, está P-E-R-F-E-I-T-O !!
    Então, te admiro desda época da federal que você já fazia atividades físicas e tals. Mas queria saber uns lugares em Cabo Frio para correr, pois eu só fico na orla do forte.
    Beijos 💋

    ResponderExcluir
  2. Oi Jessica ! Obrigada pelo carinho ! Então, em Cabo Frio eu gosto muito de correr na orla e na areia da praia, mas além disso a lagoa, nas Palmeiras, e o Portinho também têm visuais bem bacanas para a corrida ;)
    Beijo!

    ResponderExcluir