#Rio450

by - domingo, março 01, 2015



O Rio de Janeiro é mais do que uma cidade. É um estado de espírito. Rio de Janeiro é um modo de ver, de sentir, de sonhar. O Rio de Janeiro está até no modo de andar. O Rio de Janeiro é traduzido no samba do morro e no pagode do subúrbio. O Rio de Janeiro é um grito - que já não soa calado pelo mundo.

Rio de Janeiro é montanha e é mar. É a democracia personificada de um Rio que é de Janeiro para o ambulante e para o empresário, para o feirante e para o ciclista. O Rio de Janeiro inspira a poesia. E o Rio de Janeiro é a poesia.

Rio de Janeiro é um rio de ciclovias. É o Rio da areia, do parque e do jardim. O Rio de Janeiro é um gosto compartilhado, uma paixão inegável. Rio de Janeiro é devoção.

O Rio de Janeiro é o Rio abençoado que inspira canção. E é também o Rio maltratado, o descaso velado de quem lhe devia proteção. O Rio de Janeiro é o patrimônio partilhado por um bilhão. E, além disso, é o Rio diário, da correria e da hora do rush na estação.

O Rio de Janeiro está no carnaval de fevereiro e na alegria do sambista. Mas também surge nas águas de março e acolhe nordestinos e paulistas. O Rio de Janeiro é o Rio da água de coco e do mate gelado, da feijoada e do Corcovado. É um Rio de açúcar! Sob os braços protetores do bem-amado.

O Rio de Janeiro é o bonde de Santa Teresa, é a história do país. É um Rio tatuado, do grafitti e da gentileza. É um Rio de pureza, acompanhado pelo pandeiro, pelo skate e pelo giz.

O Rio de Janeiro é um Rio necessário, que substancia a existência do país. É um Rio grato, um Rio muito amado, um Rio que de tão feliz, se fez interminável: Por não lhe caber ser só de janeiro, tomou logo o ano inteiro e tornou-se então, o Rio admirado - e que faz tanta gente feliz.

Juliana Oliveira


Parabéns, Rio! Por 450 anos de poesia e inspiração. 

You May Also Like

4 Opiniões sobre

  1. Ju, que texto lindo! Só me deu mais desse gostinho de viver carioca que eu vou experimentar na semana que vem... numa porção grande, por favor!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, Mari! Depois me conta como foi sua experiência no Rio, hein? Beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Mandou muito bem!!
    Estudei com você na época em que morou no Rio de Janeiro e lembro que você fez uma poesia em uma dessas festinhas da escola e posso te dizer que você evoluiu grandemente e mesmo se mudando para outras cidades a sua essência e seu ser continuam os mesmos, parabéns, sucesso na sua vida profissional e continue com esses posts maravilhosos aqui no blog!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol! Puxa, que bacana você por aqui! Infelizmente me lembro de pouca coisa da escola aqui no Rio, mas sinto muita saudade. Obrigada pelo carinho :) Volte sempre! Bjs

    ResponderExcluir