Wishlist: 10 livros de moda

by - segunda-feira, maio 11, 2015


Como vocês já sabem, esse ano comecei o curso de jornalismo. E não é a toa: A paixão pela leitura e pela escrita já é antiga, bem antes de começar esse blog, inclusive. Sempre amei ler e através dos livros, descobri muito sobre o mundo lá fora - e principalmente, sobre mim mesma.

E com a moda não foi diferente. Graças ao livro O diabo veste Prada, por exemplo, tive certeza de que jornalismo de moda era a minha paixão e o meu maior sonho. Além disso, foi lendo e acompanhando online vários sites, revistas e blogs que eu descobri e aprendi muito sobre o universo fashion, as grandes marcas e suas coleções. Que privilégio!

E que privilégio maior ainda poder contar, nas prateleiras das melhores livrarias do país, livros que são verdadeiros manuais sagrados do mundo da moda. Hoje em dia, nem é preciso de muito tempo para encontrar um deles na lista de best sellers, tamanha a procura e o sucesso que fazem. Literatura de moda é um negócio crescente e com nomes que já se destacam - o que é claro, não poderia passar despercebido aqui no Rock.

Pensando nisso, fiz uma seleção de 10 livros de moda que eu tô louca para ler, mas ainda não tive a oportunidade. Todos são mega elogiados e famosos, e preparei uma pequena resenha de cada um baseado no que li e ouvi por aí. Quem mais vai ficar na vontade comigo? Pra wishlist já!



1. Como entrei na lista negra da Hermès (Michael Tonello)

Esta divertida história narrada pelo ex maquiador e cabeleireiro Michael Tonello mostra, além da saga desesperada pela bolsa Birkin (bolsa-desejo da Hermès, daí o nome do livro), os bastidores do mundo fashion a partir do olhar de quem já esteve entre os maiores nomes da moda. Tonello, que tornou-se um empresário bem-sucedido com a venda e revenda de peças de luxo, descreve também sua experiência com celebridades e fashionistas, tudo no melhor estilo backstage. Divertido!


2. A Parisiense (Ines de la Fressange)

Como um guia prático do bom gosto, este livro promete desbravar o estilo das parisienses, sempre tão clássico e chique. Para isso, Ines de la Fressange, ícone de elegância, seleciona peças e acessórios, soluções práticas para o dia a dia e é claro, muita dica interessante da capital francesa. Perfeito para quem está de viagem marcada.


3. O livro negro do estilo (Nina Garcia)

Em mais um best seller, Nina Garcia, diretora de moda das revistas Elle e Marie Claire e juíza do reality show Project Runway, faz a prova dos nove com as maiores dúvidas do mundo da moda. E o melhor: Tudo provando que para ter estilo, não é preciso de marcas ou etiquetas, e sim, personalidade. Exatamente como a moda sugere.


4. Man Repeller (Leandra Medine)

Leandra Medine é uma das minhas blogueiras favoritas. E não é a toa: a personalidade forte e a espontaneidade da moça vai muito além dos seus looks, sempre tão criativos e alegres, e revela-se também na sua própria rotina e na forma que Leandra lida com situações cômicas, dramáticas e corriqueiras do dia-a-dia. Neste livro, Leandra narra várias situações de sua própria vida no melhor estilo diário, e, através delas, demonstra também sua ligação com o mundo da moda.


5. Style A to Zoe (Rachel Zoe)

Neste livro, a badalada conselheira de moda Rachel Zoe seleciona as melhores dicas do mundo fashion, divididas como em uma enciclopédia, da letra A à letra Z. Considerando a experiência de Rachel com red carpets, celebridades e o melhor da moda mundial, só podemos esperar conselhos espertos e infalíveis para aquelas dúvidas que sempre surgem na escolha do look.



6. A moda imita a vida (André Carvalhal)

Com um "quê" de auto-ajuda, este livro (que já é sucesso no país e pode ser encontrado em lojas como a Farm) desbrava os caminhos que percorremos na criação da nossa identidade própria e, principalmente, na construção de uma marca pessoal. Para isso, André entrevista grandes nomes da moda nacional, como Ronaldo Fraga e Isabela Capeto, e revela os segredos do autoconhecimento, tão fundamental no mundo da moda.

7. It Girls (Ale Garattoni)

Famoso entre as blogueiras do país, o livro da também blogueira Ale Garattoni serve como um guia prático sobre os maiores ícones da moda mundial e, além disso, aconselha sobre lugares do tipo tem-que-ir, itens indispensáveis na necessairehot stops em NYC... Muita coisa! O mais bacana é a forma como Ale dialoga com a leitora, de forma leve e divertida - como se fosse um blog impresso.

8. Chic (Gloria Kalil)

Inteligente, elegante e muito, muito, chic: Essa é a melhor maneira de descrever a jornalista e consultora de moda Gloria Kalil. Com dicas espertas e práticas, o seu livro se tornou um manual de sobrevivência feminino no mundo fashion, abordando as mais diversas situações pelas quais uma mulher pode passar e confrontar o seu guarda roupa. O que vestir na entrevista de emprego? No primeiro encontro? No barzinho com as amigas? Gloria diz!

9. Style (Lauren Conrad)

Queridinha do mundo fashion, Lauren Conrad tornou-se um ícone de estilo e referência de bom gosto e personalidade para muitas fashionistas. No seu livro, Lauren compartilha dicas e inspirações, além de selecionar aquilo que considera indispensável nos looks e na vida de quem ama a moda. As fãs de Lauren vão amar os livros. E quem não a conhece ainda, vai amá-la.

10. As 100 + (Nina Garcia)

O primeiro grande sucesso da diretora de moda norte-americana apresenta uma lista divertidíssima de peças fundamentais no guarda roupa feminino, acompanhadas, é claro, de várias dicas de como usá-las e combiná-las. Mais um guia prático para quem faz questão de estar sempre (ou na grande maioria das vezes) bem vestido.


E vocês, já leram alguns desses livros? Quais suas sugestões? Deixem aqui nos comentários!

Um beijo, Jú.

You May Also Like

0 Opiniões sobre