La cinémathèque française

by - quarta-feira, agosto 26, 2015


Paris tem muitos museus. Na verdade, a lista completa de museus da cidade é uma coisa assustadora de grande, e acredito que nem uma vida inteira é suficiente para conhecer cada um deles em sua profundidade, tamanhã a imensidão dos acervos e o trabalho impecável da curadoria. Tudo muito artístico, bem selecionado e em ambientes encantadores. Dá vontade de conhecer todos!

Mas se você vai visitar Paris e não tem muito tempo, por favor, após visitar os tradicionais Louvre, d'Orsay, Petit e Grand Palais, Conciergerie...Por favor, guarde um tempo para visitar a Cinemateca Francesa. Você não vai se arrepender.

Em primeiro lugar, porque o cinema francês já merece um post a parte. Prometo que vou me dedicar e farei uma seleção dos meus filmes favoritos, mas logo aviso que são muitos e a lista vai ser grande. Amo a cinematografia francesa! Coisa linda, delicada e com um toque de cult, de literatura, de arte. Vale muito a pena ver - e se emocionar.

Além disso, a Cinemateca é também um refúgio de todo o cinema mundial. Em seu Museu da História do Cinema, é possível acompanhar toda a trajetória da fotografia em movimento, dos irmãos Lumière (eles eram franceses, ora bolas!) até Chaplin e ainda depois dele, com os mais novos truques dos efeitos visuais. Impressionante! E tudo isso de forma lúdica e interativa, em uma verdadeira imersão no universo cinematográfico.


E sim, essas são as rodas de Tempos Modernos! 

Tudo bem que eu sou um pouco suspeita (afinal, estudo Comunicação Social), mas até meus amigos mais diferentes adoraram o museu. É divertido, é curioso, e a gente se identifica: Afinal, quem não ama cinema?

Para completar, a Cinemateca oferece também exposições temporárias de grandes nomes da sétima arte: Antonioni, por exemplo, foi o homenageado da vez durante a minha visita, e foi simplesmente uma honra conhecer um pouco mais sobre o mestre italiano, famoso por sua fotografia e pelo histórico de musas em sua carreira.

Se nada disso justifica a sua visita, por favor a faça pela sua arquitetura:



Moderna, colossal, imponente. E magistralmente localizada em pleno Parc Bercy, outro lugar que merece uma visita. E onde você pode encontrar uma obra de Oscar Niemeyer, aliás (acima).

Aproveite e assista um filme (a cinemateca tem um cinema, lógico) e aproveite o fim da tarde no parque. Depois me diga se não valeu muito, muito a pena!

Um beijo,

Jú.

La cinémathèque française
51, Rue de Bercy (no Parc de Bercy!) Salte na estação de metrô Bercy

You May Also Like

0 Opiniões sobre