Ouro Preto: uma tarde histórica

by - terça-feira, outubro 13, 2015

Igreja de São Francisco de Assis, uma das principais da cidade

Ouro Preto é uma cidade encantadora. Além de todo o peso histórico que carrega, uma vez protagonista de importantes eventos históricos - como a atividade mineradora, a inconfidência mineira e os principais anos do Império brasileiro -, Ouro Preto também traz consigo o título de uma das mais simpáticas cidades universitárias do país. 

Intercalando, portanto, o mais atual e moderno das novas gerações de estudantes com alguns dos mais significativos exemplares da arquitetura imperial, Ouro Preto é uma cidade de contrastes, culturalmente rica e artisticamente inspiradora. Conhecê-la é, sem dúvida, uma das mais imperdíveis atividades para bem conhecer o Brasil. 
Equilibrar-se entre suas ruas sinuosas, "malhar" as perninhas escalando seus montes, apaixonar-se por suas igrejas e deliciar-se com os quitutes da culinária mineira são apenas alguns dos privilégios que a cidade oferece. Vamos conferir outros?


A galeria Ouro Artes, em Ouro Preto, é um verdadeiro tesouro escondido no centro da cidade. Abrigando obras dos principais artistas da cidade (e muitos ainda vivos) distribuídas pelos cômodos de uma simpática casa ao estilo colonial, a galeria é uma ótima oportunidade de arrematar uma peça única e exclusiva, carregada de todo o talento que os artistas dessa cidade, herdeiros de sua tradição barroca, carregam.


Seguindo o passeio, conhecer a Feira do Largo de Coimbra, também conhecida como a Feira da Pedra Sabão, é imperdível. Famosa por concentrar os principais artesãos de pedra sabão da cidade, a feira oferece uma boa variedade de produtos com o material, desde peças de decoração como jogos, mosaicos e vasos de mesa, até acessórios e bijuterias, preparadas principalmente a partir das muitas pedras mineiras. É por lá que você pode encontrar souvenirs bem bacanas e exclusivos, jogos de copos super descolados e espelhos mega coloridos - tudo por um preço bem amigo!

O tradicional hambúrguer Ouro Preto, carro-chefe da hamburgueria gourmet
Para coroar a visita, feche com a hamburgueria Pão de Queijo, um achado e tanto no centro da cidade. Além dos tradicionais pães de queijo recheados - tem para todos os gostos -, o carro-chefe da casa mesmo são os hambúrgueres artesanais, deliciosos e com recheios super excêntricos, mas maravilhosos.
A minha escolha foi o "Paraty", um hambúrguer de frango acompanhado de mussarela de búfala, geleia de pimenta, tomate cereja e cebola roxa, em um especial pão caseiro - uma delícia! Enquanto isso, minha irmã escolheu o sanduba Ouro Preto (foto), de carne bovina acompanhada por cheddar, bacon, molho barbecue e salada - igualmente incrível. Além disso, todos os sanduíches são acompanhados por batata frita e um molho de ervas finas absolutamente incomparável: Nunca provei nada igual!

Ademais, a casa também oferece uma opção vegetariana e a decoração já é, por si só, um bom convite para passar algum tempo lá dentro - toda retrô, no melhor estilo das lanchonetes americanas dos anos 60. Para quem vai se hospedar na cidade, aliás, o serviço de delivery da hamburgueria também é uma opção :)

A decoração retrô da Hamburgueria Pão de Queijo
Uma vez alimentados, é hora de voltar a percorrer as ruas de Ouro Preto. Não deixe de conhecer a Praça Tiradentes, a principal da cidade, algumas das suas muitas igrejas e museus, como o famoso Museu da Inconfidência, e as tradicionais lojinhas de artesanato local, distribuídas nos arredores da praça. Além disso, no final da tarde, o Café Cultural é uma ótima opção para o coffee break - e já falamos dele aqui, no blog.

E vocês, têm alguma dica imperdível da cidade para compartilhar? Quem já conhece Ouro Preto? Vou adorar saber!

Um beijo, Jú.






Ouro Artes
Rua Francisco de Assis, próxima ao Largo de Coimbra

Feira do Largo de Coimbra
Largo de Coimbra, Centro
Funciona todos os dias, das 7h às 19h

Hamburgueria Pão de Queijo 
Rua Barão de Camargos, 22, Centro
Telefone: (31) 3552-3644

You May Also Like

0 Opiniões sobre