Picnic em Paris: tudo o que você precisa saber

by - segunda-feira, novembro 23, 2015

"Piquenicar" em Paris, como os próprios franceses dizem, é uma experiência única e saborosa, dessas que a gente guarda com carinho na memória e que tornam a cidade única, inesquecível. Isso porque, mais do que um típico hábito francês, o piquenique já se tornou, por si só, uma atividade turística, um programa imperdível na cidade luz e de fácil acesso, baixo custo e muito divertido: é uma ótima oportunidade de aproveitar o tempo com pessoas queridas, colocando o papo em dia e experimentando algumas delícias da culinária francesa.

Para piquenicar, aliás, é fácil: disponha de uma toalha, alguns queijos, bons amigos e um parque bem arborizado - isso é tudo o que você precisa para uma tarde especial. No intervalo de almoço ou durante toda a tarde de domingo, o verão parisiense é um ótimo convite para encher a cestinha, chamar os amigos e procurar a sombra mais próxima. Você vai amar essa experiência!


Como Paris dispõe de ótimas boulangeries - como a Paul, uma das minhas favoritas - é fácil encontrar quitutes deliciosos para o piquenique: croissants, baguettes, pain au chocolat e sanduíches são apenas algumas das muitas opções que podem coroar a sua tarde. Mas mais do que isso, o que permanece como ingrediente fundamental dos piqueniques franceses é o queijo: protagonista de muitas refeições francesas, ele assume aqui o papel principal, em suas mais variadas formas - vale combinar o brie com o camembert, por exemplo, muito apreciado em Paris - além de, é claro, várias pastinhas e outros frios que acompanharão a baguete.

O vinho é também outro componente fundamental dos piqueniques franceses. Aproveite as tradicionais vinícolas da região e encontre, na maioria dos mercados, uma seleção perfeita de bons vinhos por baixos preços. Uma delícia! Além disso, outras guloseimas como chocolates (os suíços!), morangos frescos (as frutas vermelhas da França são imperdíveis!) e madeleines, típicos bolinhos franceses, coroam a refeição.

E se a dúvida sobre qual local piquenicar persistir, aqui vão algumas das minhas indicações: A Champ des Mars, bem aos pés da torre, permanece como uma das mais saudosas e especiais atmosferas para o piquenique. Além dela, aliás, as margens do Sena, o Jardim de Luxemburgo, o Jardin des Plantes e os arredores da Notre Dame também são bem convidativos, com bastante árvores e flores lindas. Outras opções são o parque Buttes Chaumont - um dos mais bonitos de Paris, na minha opinião - e o Parc de la Villette (onde, de quebra, você já conhece a Cité des Sciences et de l'Industrie, um dos museus mais divertidos de Paris!). Opções não faltam de lugares incríveis para piquenicar!

Quanto os horários, é preciso ficar de olho no clima da cidade, sobretudo no verão: com as temperaturas mais elevadas, é melhor procurar uma sombra no final da tarde, entre 18h e 20h, quando o sol começa a dar uma trégua. Importante lembrar que, durante o verão parisiense, anoitece super tarde: lá pra 10h da noite! Ou seja, muito tempo para curtir, né?

Desfrutem o melhor dos piqueniques parisienses e depois venham aqui me contar como foi a experiência. Te garanto que não esquecerá dela tão cedo!

Um beijo,

Jú.

You May Also Like

0 Opiniões sobre