Trilhas e Subidas no Rio de Janeiro

by - quarta-feira, novembro 18, 2015


O Rio de Janeiro é uma cidade mágica. Com todos os seus encantos, paisagens e belezas naturais, o Rio vislumbra o olhar de turistas e moradores, reinventando-se todos os dias através de novas realidades, trilhas e santuários onde é possível ter uma vista privilegiada da cidade maravilhosa. Sim, santuários. Porque esses pequenos espaços "cavados" no meio da cidade, incitando a beleza enquanto emergem do caos, parecem ter sido cuidadosamente moldados pelas mãos do Criador com o proposito de garantir, aos sortudos ou corajosos da vez, a sua própria visão da criação: imponente, estarrecedora e inigualável. Como o próprio Rio já o é.

E acreditem em mim, vale a pena. As trilhas, caminhos e subidas para essas visões especialíssimas da cidade podem ser divididas em diferentes "níveis" de facilidade mas, independente disso, o esforço compensa. E apesar da maioria voltar-se para os dois principais símbolos da cidade - o Cristo e o Pão de Açúcar - diferentes ângulos garantem diferentes perspectivas. E nenhuma vista, absolutamente nenhuma, é exatamente igual a outra. A sensibilidade está no olhar de quem vê.



Começamos nossa aventura por trilhas pela Pedra Bonita, uma das mais conhecidas do Rio de Janeiro. Famosa por seus voos de asa-delta, integra o Parque Nacional da Tijuca e, por isso, conserva uma natureza estonteante, com diferentes espécies vegetais e animais. A subida é tranquila, sem maiores dificuldades, e o percurso pode ser realizado em, no máximo, 30min. A vista é magnífica: recobrindo boa parte da zona sul do Rio de Janeiro e também da zona norte, a Pedra também garante a observação da Pedra da Gávea (uma das melhores vistas da cidade, mas com uma subida um pouco mais difícil) e de toda a Floresta.

A trilha começa na Estrada das Canoas, em São Conrado, perto da rampa de voo livre. Você pode ir de carro até lá, e estacionar antes da subida, ou então optar pelo transporte público.



O famoso ponto turístico, reconhecido internacionalmente pelo seu Bondinho, também oferece uma fácil trilha de acesso ao seu topo. Localizada à esquerda da Praia Vermelha, na Urca, a trilha tem início já na Pista Cláudio Coutinho, no final da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (e que também é um ótimo lugar para correr!). Bem sinalizada e curta, é uma das mais fáceis e prazerosas subidas na cidade, não demorando muito mais do que 30min. Além disso, a vista - privilegiada e compartilhada por aqueles que utilizaram o Bondinho - é realmente encantadora: o Cristo e a Praia Vermelha são apenas alguns dos pontos ainda mais bonitos vistos lá de cima.

Para facilitar ainda mais o passeio, a trilha dá acesso direto à estrutura do Bondinho, com sua lanchonete e banheiro, além da possibilidade de comprar os tickets de descida - que, no final das contas, nem compensam tanto assim.


De duas subidas tranquilas... Para uma mais complicada! A Vista Chinesa, com sua subida íngreme e relativamente longa por dentro do Alto da Boa Vista, oferece, no entanto, prazeres únicos e especialíssimos que compensam a experiência: Cachoeiras - como a Cachoeira do Horto -; uma vista inigualável da cidade; e a contemplação de um verdadeiro pagode chinês, construído em 1903 em homenagem aos antigos moradores chineses da cidade. Além disso, a quantidade de visitantes é surpreendente - nos finais de semana, a pista costuma ficar lotada por corredores e ciclistas que se aventuram na subida.

Para alcançá-la, é necessário seguir a Rua Pacheco Leão, bem atrás do Jardim Botânico, e já começar a subida depois do Horto, a partir da estrada que entra no Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Para os mais dispostos, a subida pode continuar até a famosa "Mesa do Imperador", ponto de parada obrigatória das antigas viagens imperiais. Mas, logo aviso: preparem as canelas! (e levem água, por favor)



Por aqui, seguimos com nossos roteiros de passeios, trilhas e subidas deliciosas pelo Rio de Janeiro, que atualizarei aos poucos nos próximos posts. Não deixem de compartilhar conosco a sua experiência - e indicações! de lugares bacanas para se visitar na cidade. Até lá!

Beijo.
Jú.

You May Also Like

0 Opiniões sobre