5 filmes para apaixonados por moda

by - terça-feira, janeiro 05, 2016


Como boa estudante de Comunicação Social, sou completamente apaixonada por cinema. São poucos os dias em que eu passo sem assistir a um filme, por mais que já o conheça há anos e até tenha decorado as falas! Assistir me diverte e sobretudo me inspira, seja com personagens fascinantes, histórias emocionantes ou até mesmo figurinos de tirar o fôlego.

Quando a temática é moda, então, melhor ainda. Adoro acompanhar as histórias reais de ídolos mundiais, admirar o look estilizados de personagens marcantes ou então me inspirar com documentários incríveis, repletos de entrevistas com pessoas que admiro. Parece que isso só nos renova, sabe?

E para começar o ano da maneira mais inspiradora possível, selecionei os meus cinco filmes favoritos + 2 documentários de bônus sobre o assunto para você se apaixonar ainda mais pela moda, assim como eu. Vamos lá?


Conhecer um pouco dos meus maiores ídolos é uma das minhas atividades favoritas no cinema e na literatura. Por isso, amo biografias e adoro acompanhar o modo como os atores se dedicam à encenação de personagens reais, principalmente quando eles possuem personalidades tão excêntricas e únicas como Gabrielle Chanel. No filme, Audrey Tautou, uma das melhores atrizes francesas da sua geração (ela é a Amélie Poulain!) não decepciona. Filme lindo e delicado, que acompanha a trajetória da estilista desde o seu abandono em um orfanato até sua ascensão como um dos maiores nomes da moda mundial. Além disso, os figurinos são incríveis - e representam bem como Coco quebrou barreiras e lutou pela liberdade sexual feminina.


Mais um gênio da moda mundial marcado por uma forte personalidade, Yves Saint Laurent também mereceu um filme cuidadosamente produzido, com destaque para tramas essenciais de sua vida pessoal e suas coleções de maior impacto. A agitada relação com Pierre Bergé, seu companheiro de toda vida, as disputas amorosas com Karl Lagerfeld e seus problemas psiquiátricos são apenas alguns dos detalhes da vida de Yves abordados ao longo do trama. Excelente, e bem fiel a outras biografias do estilista. Recomendo, aliás, o livro Beautiful People para maiores interessados na vida de YSL.


Audrey Hepburn eternizou-se na história do cinema por uma série de personagens mas, com certeza, a garota de programa Holly merece destaque. Divertida, delicada e extremamente elegante, Holly é uma menina extremamente ambiciosa e decisiva que acaba envolvendo-se com um vizinho, enquanto na verdade busca ascensão social. Seus lendários cafés da manhã observando a vitrine da Tiffany's dão nome ao filme e já representam o bom gosto da personagem, sempre impecável com figurinos incríveis. Ah! E prepare-se para ficar dias a fios com Moon River, cantada por Holly em um dos melhores momentos do filme, na cabeça...


Clássico dos clássicos entre os filmes de moda, as aventuras de Andrea Sachs em uma das maiores revistas de moda norte-americana e a sua relação com a megera chefe Miranda Priestly tornam o filme divertidíssimo, interessante e, é claro, muito estiloso (para os padrões da época em que foi lançado, isto é, 2006!). Além disso, por ter sido inspirado na temida Anna Wintour, da Vogue norte-americana, o filme preserva algumas características de cenário e figurino que em muito lembram a realidade da revista.


A vida das quatro mulheres mais estilosas de Nova York é rodeada por todos os temas característicos da realidade: casamento, filhos, trabalho... Com um pouco de glamour, é claro. Looks incríveis, hot stops de Nova York especialíssimos e enredos divertidíssimos marcam o trama. Impossível não se apaixonar pelas meninas e principalmente por Sarah Jessica Parker, sempre impecável no papel de Carrie. Um filme carregado de moda para quem sentiu falta do seriado norte-americano.

### BÔNUS ###

Como já falamos por aqui, Iris Apfel é um ícone de moda único e especialíssimo, desses que inspiram a gente por dias a fios. Assistir ao seu documentário, disponível no Netflix, é quase uma aula de moda prática, com dicas, pensamentos e ideias compartilhadas por Iris e admiradas por nós, entre looks divertidíssimos e detalhes da sua agitada (!!!) vida pessoal.  



Acompanhando a trajetória de Frida Giannini na direção criativa da Gucci, o filme apresenta os bastidores de uma grande empresa de moda e a força feminina na coordenação de um projeto grandioso. Além disso, a busca por variadas fontes inspiradoras, característica de Frida, é uma tremenda aula para quem quer seguir esse caminho e foi responsável, inclusive, pela elevação da marca depois de uma leve crise.


E vocês, tem algum filme sobre moda para indicar? Vou adorar saber!

Um beijo,
Jú.

You May Also Like

2 Opiniões sobre

  1. Oi Ju!Sigo você há um tempo... Queira pedir pra fazer um post falando um pouco sobre sua alimentação,atividades físicas... Coisas assim. Pode ser? Seu corpo é a inspiração do meu novo projeito. Hihi. Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi!! Fico muito feliz em poder ajudar :) Vou fazer o post sim, ok??
    Mas dê uma olhada nesse aqui para já ter uma ideia: http://rocknnroses.blogspot.com.br/2015/01/tudo-novo-de-novo.html

    Beijinhos

    ResponderExcluir