Gramado e Canela: A Europa é aqui

by - terça-feira, janeiro 26, 2016


Se eu pudesse aconselhar você a escolher um destino para visitar no Brasil durante as próximas férias, esse lugar seria, com certeza, Gramado. Com a alta do dólar, conhecer um pouco mais do Brasil se tornou a melhor opção para os amantes de viagens e, acreditem, é possível chegar bem perto da Europa em pleno solo nacional.

Logo ali, na serra gaúcha, o feliz encontro entre imigrantes inteligentes e habilidosos, uma natureza abençoada e muita boa vontade de um povo educado, gentil e acolhedor, garantiram que Gramado e Canela se tornasse um dos mais interessantes destinos turísticos do país, se não o melhor em nível de hotelaria e prestação de serviços turísticos.

A sensação que temos é a de estar visitando uma cidade que foi planejada para o turismo. Tudo é extremamente funcional: grande oferta de bons restaurantes e variedades, comércio pequeno, mas suficiente, muitas atrações e até mesmo parques temáticos corroboram na imagem de uma cidade que oferece atrações de vários estilos, para todos os gostos. É impossível não se apaixonar.




E entre tantas atrações, planejar a viagem se torna uma das tarefas mais difíceis. São muitas opções de passeios, parques e lugares para conhecer e, por isso, pretendo listar aqui meus spots favoritos e o que há de mais imperdível na cidade e arredores.

Além disso, vou listar também os meus restaurantes favoritos (são tantos!), as lojas de chocolates e até avaliar o melhor banana split da cidade. Quem me acompanha?




Igreja do Relógio - Gramado

A Igreja do Relógio é uma das mais conhecidas de Gramado e é cartão postal da cidade. Linda e imponente, é possível visualizá-la de longe, servindo até como ponto de referência para os perdidos pela cidade. Isso porque ela está no alto de um morro, na Rua Martin Lutero, centro da cidade.
Quer uma dica? Antes de subir, faça fotos aos pés da Igreja, antes do morro. A quantidade de hortênsias que a envolvem vai te impressionar!









Igreja Matriz São Pedro Apóstolo - Gramado

A mais famosa igreja de Gramado está localizada em plena Avenida Borges de Medeiros, no meio das lojas e do burburinho da cidade. É linda, toda de pedras, e chama bastante a atenção dos visitantes. Durante o Natal Luz, a passarela de vidrais que instalam nas portas da Igreja surpreende. E não deixe de conhecer também, bem ao ladinho dela, a Fonte do Amor Eterno, onde casais apaixonados penduram seus cadeados e fazem promessas de amor. Ah, Gramado é tão romântica...











Catedral de Pedra - Canela

Outra igreja que impressiona seus visitantes é a Catedral de Pedra, na Praça da Matriz, Canela.
Em estilo gótico inglês, a catedral surpreende por sua arquitetura, atípica no nosso país. Além disso, cercada por muitas flores - os jardins na Serra Gaúcha são MUITO bem conservados - o local é garantia de lindas fotos.
Nos seus arredores, não deixe de conhecer as várias lojinhas da Av. Osvaldo Aranha e, bem pertinho da igreja, a loja Mãos do Mundo, de decoração - uma das melhores! Você não vai se arrepender.



Lago Negro - Gramado

Conheça o Lago Negro. Essa foi a dica que recebi de 9 entre 10 moradores da cidade, quando perguntava o que havia de mais imperdível para se fazer por lá. E é sério. O lago, cujas árvores foram importadas da Floresta Negra, na Alemanha, impressiona.
Ele é curtinho - uma volta completa tem em média 700, 800m - mas vale a pena visitá-lo de manhã cedo, quando o friozinho da madrugada ainda não abandonou a cidade. O nascer do sol entre as árvores é lindo. E uma corrida prazerosa, em plena serra gaúcha, é o melhor que você pode fazer para compensar o exagero de chocolate.
Além disso, aproveite para fazer muitas fotos, andar de pedalinho ou simplesmente tomar um chimarrão - como um bom gaúcho, tchê! - na sombra das árvores. Não poderia ser melhor.




Belvedere Vale do Quilombo - Gramado

Outro lugar imperdível para boas corridas e ótimas fotos é o Belvedere Vale do Quilombo, na Avenida das Hortênsias. O lugar - com uma das vistas mais exuberantes da região - é uma pequena passarela onde muitos motoristas param apenas para tirar fotos e, apesar de proibido, alguns penduram cadeados também.
Aproveite para dali seguir com a corrida na direção de Canela ou volte para o centro de Gramado, que é ali pertinho. Com tantas paisagens deslumbrantes, não sobram desculpas para não correr.










Parques da Serra - Canela

Para completar o quadro de paisagens imperdíveis, não deixe de conhecer o Parque da Serra, no caminho para Canela. Na verdade, existem dois parques na região: o Parque do Caracol, que oferece trilhas e outras aventuras, e o Parque da Serra, com o bondinho.
A vista é linda, e o bondinho conta com três estações pequenas, mas interessantes. É possível conhecer um pouco mais sobre a flora e a fauna do local, comprar souvenirs típicos e fotografar muito em um dos lugares mais paradisíacos da Serra Gaúcha.






E essas são apenas algumas das atrações que Gramado e Canela têm a oferecer. Nos próximos posts, vou apontar outros lugares imperdíveis e ótimos restaurantes, para complementar a listinha de must go na cidade. Até lá!

Beijinhos,

Jú.

You May Also Like

0 Opiniões sobre