Moda + Paris em 5 lugares

by - quinta-feira, janeiro 28, 2016


Paris e a moda possuem uma relação estreita há centenas de anos. Além da cidade ter sido palco de alguns dos maiores movimentos de transformação do mundo fashion, foi lá também onde se consagraram grandes nomes da moda mundial, como Coco Chanel, Karl Lagerfeld, Yves Saint Laurent, etc., que vivenciaram os turbilhões de uma cidade que, desde o século XIX, já transpirava cultura, arte e estilo em cada detalhe. 

Foi preciso inventariar esse acervo. Para uma cidade tão multi-cultural como Paris, e intensamente histórica, tudo é um bom motivo para se inventariar: os museus estão espalhados pelos quatro cantos da cidade, das mais diferentes formas, especialidades, arquiteturas. Para todos os gostos. E a moda, não poderia deixar de ser contemplada, como uma das maiores heranças que a cultura francesa guarda dos seus tempos áureos. 

Não são poucas as opções de lugares onde é possível ter um contato ainda mais íntimo com essa face artística de Paris - mas nos cinco abaixo, acreditem, vocês vão vivenciar a verdadeira experiência da moda francesa. Olha só:


O Museu das Artes Decorativas, estrategicamente localizado próximo ao Louvre e ao Jardin des Tuileries, conserva um dos mais incríveis acervos das artes decorativas em geral, passando por móveis e objetos, design e publicidade, moda e tecidos. E é aqui, aliás, que precisamos destacar as exposições da casa, voltadas para temas específicos, como tecidos, acessórios, sapatos...Enfim! Uma verdadeira overdose de conhecimento! Além disso, se você tiver sorte - como eu o/ - pode acabar esbarrando com um evento de moda no local. Acreditam que eu o visitei justamente no dia do desfile do Alexandre Vauthier? (com direito até a presença de Izabel Goulart! :o)

Musée des Arts Décoratifs
107, rue de Rivoli
Quarta à domingo, das 10h às 17h30
Tarifa: 11 euros


Mais voltada para a arte contemporânea, a Fundação Louis Vuitton também pode ser considerada uma boa inspiração para quem curte moda/arte em geral, uma vez ter sido fundada justamente com o objetivo de acolher exposições e obras de coleções particulares. Além disso, o público que visita o local é bem interessante e, geralmente, super relacionado com moda/design: prepare-se para encontrar muitos looks de streetstyle inspiradores! Com certeza, um lugar perfeito para se inspirar.

Fondation Louis Vuitton
8, avenue du Mahatma Gandhi, Bois de Boulogne
+ informações nesse post aqui


Também conhecido como Museu da Moda, o Palais Galliera é, na verdade, o verdadeiro espaço dedicado à arte da indumentária na cidade de Paris. Fundado em 1977, e depois de profundas transformações - inicialmente, o acervo de moda era apresentado no museu Carnavalet, depois, no Museu de Arte Moderna e só então, em 77, no Palais Galliera - o museu reúne, além do acervo original exposto no Carnavalet, peças e obras de outros museus espalhados pela cidade, todas relacionadas à moda.
Hoje, além de contar com um incrível acervo fixo e uma surpreendente oficina de restauração (que garante a conservação das peças), o Palais Galliera também apresenta exposições temporárias, maravilhosas e muito bem apresentadas. Quando o visitei, tive a honra de conhecer a exposição Jeanne Lanvin e amei!

Musée Galliera
10, avenue Pierre-1er-de-Serbie
De terça à domingo, de 10h às 18h
Tarifa: 8 euros


Uma vez em Paris, é impossível resistir à tentação de conhecer as famosas Galerias Lafayette, gigante loja de departamentos parisiense que conta com as melhores marcas de moda, design e beleza. É realmente impressionante a variedade de produtos e labels do lugar: parece que tudo que há de mais expressivo no mundo da moda está lá, de Chanel à YSL, Dior, Gucci, Armani...Enfim!
Uma das poucas mais marcas que ainda resistem a aparecer por lá é a Louis Vuitton que, em compensação, possui uma loja gigante na Champs Élysées...
De toda a maneira, conhecer o lugar é imprescindível até mesmo para quem não curte tanto moda: a decoração exuberante, a disposição das lojas e toda a atmosfera das Galerias já são, por si só, um convite à contemplação. Além disso, não deixe de conhecer a área gourmet, com ótimas opções.

Galeries Lafayette
Segunda à sábado, das 9h30 às 20h
+ informações aqui


Reconhecida na França como "La plus belle avenue du monde" - A mais bela avenida do mundo - a Champs-Élysées realmente impressiona. Com sua largura e suas árvores, quantidade de lojas e cafés, pessoas por todos os lados, a Champs é uma das principais - se não A principal - avenida de Paris e reforça, no quadro internacional, aquela velha história de que toda grande cidade, precisa ter A sua rua/avenida: Seria esse também o caso da 5ª Avenida em NYC ou da Oxford Street em Londres? Talvez. O fato é que a avenida parisiense, que concentra em si algumas das maiores lojas e marcas do mundo, é reduto diário de milhares de turistas em busca de boas compras e diversão.
É lá que você vai encontrar a loja-conceito da Louis Vuitton, uma das maiores do mundo - e também uma das mais bonitas, a loja da Disney, Sephora, Zara, H&M, Banana Republic, Tiffany & co, FNAC (também uma loja enorme!), Gap... Ufa! Muitas opções! E tudo isso acompanhado de ótimas opções de restaurantes e cafés espalhados pela avenida. Impossível não "se perder"!

Avenue des Champs-Élysées 
As lojas geralmente ficam abertas das 10h às 21h (mas existem algumas que são 24h :o)


Com 5 lugares tão expressivos, é fácil entender porque Paris é uma cidade reconhecida pela sua grandiosidade no mundo da moda. Além disso, em todas as pequenas ruas e esquinas, no próprio estilo francês, a moda se dá diariamente, seja pela elegância e classicismo de uns, seja pela irreverência e ousadia de outros.
Paris transpira moda, e sorte tem aqueles que podem respirar desse mesmo ar.

Um beijo,
Jú.


You May Also Like

0 Opiniões sobre