Joyce Chef: Torta de limão #healthy

by - segunda-feira, agosto 29, 2016


Na última semana, compartilhei no meu Instagram (@JuSouzaO) uma receitinha de torta de limão fit que foi um verdadeiro sucesso aqui em casa. Acontece que, desde que a Joyce começou a estudar Gastronomia, tenho perturbado ela com várias receitas mirabolantes e outras nem tanto assim que encontro por aí, mas que tenho preguiça e pouca habilidade  para pôr em prática.

Essa receita, por exemplo, eu encontrei lá no site dos Frangos (http://www.frangocombatatadoce.com/) e adaptamos para o que tínhamos em casa. O resultado foi delicioso e o preparo não poderia ter sido mais fácil.





Segue:

300g de amêndoas trituradas
1 ovo
400g de cottage (duas caixinhas)
Suco de limão
Água
Adoçante à gosto
Raspas de limão

Para a "base" da torta, misturamos as amêndoas trituradas (trituramos no liquidificador mesmo, as amêndoas sem casca - e ele não explodiu!) com o ovo e o distribuímos em uma forma de silicone. Acredito que funcione também com castanha de caju, por exemplo. Depois disso, a massa vai para o forno pré aquecido em 180 graus por 10 minutos.
Já para o recheio, batemos no liquidificador o cottage, o suco de limão, a água e o adoçante. Esses últimos estão sem medida certa porque isso vai muito do gosto de cada um, e isso significa provar, é claro, enquanto prepara a receita, até atingir o seu ponto "ideal". Nós, por exemplo, gostamos da torta bem azedinha mesmo, e por isso não usamos muita água nem adoçante.
Quando retiramos a base do forno, distribuímos bem o "recheio" por toda a superfície e decoramos com raspas com limão. Levamos à geladeira por 1 hora, aproximadamente, ou até adquirir uma consistência mais firme.

Na receita original, os Frangos usam Goma Xantana, que acaba deixando o recheio menos líquido e com uma consistência mais gelatinosa. Fizemos sem e deu certo da mesma maneira, embora com uma textura diferente.

Importante lembrar também que essa receita é rica em gorduras boas (das amêndoas) e proteínas (do cottage), sendo uma boa opção para quem está em uma dieta restrita em carboidratos ou até mesmo no LCHF (low carb high fat), estratégia dietética que venho testando há um tempo, e que acredito ser uma das melhores formas de perda de gordura. Isso, no entanto, deve sempre passar pelos olhos atentos de um profissional qualificado, que poderá orientar a dieta da melhor maneira possível para o seu biotipo :)


E vocês, o que acham desse tipo de post? Vão testar a receita em casa? Estou pensando seriamente em criar uma hashtag fixa por aqui, onde vou compartilhar as receitas que a minha chef particular (risos) vem aprontando na cozinha... O que acham?

Um beijo de quem some, mas sempre aparece:
Jú.

You May Also Like

0 Opiniões sobre