Treino na praia #healthy

by - quinta-feira, setembro 01, 2016


Quem me acompanha no Snapchat (@JuSouzao) sabe que toda semana procuro dar uma inovada nos meus treinos, variando as localidades e os estímulos. Isso significa alternar, entre outras coisas, luta com corrida, pedal com natação, musculação com funcional na praia.
Sou hiperativa e não consigo ficar muito tempo parada, e por isso tento sempre extravasar toda a minha energia fazendo o que amo: treinando, correndo, suando a camisa enfim.

Além disso, variar os estímulos é super interessante para o corpo, principalmente para quem já tem uma rotina atlética há um tempo, como eu. Ficar muito tempo em um só tipo de exercício, além de ser chato (acabo enjoando!), pode fazer com que os resultados demorem um pouco mais a aparecer: isso acontece porque o corpo se "acostuma" com aquilo e de certo modo se acomoda, por isso é interessante dar um "choque" de realidade nele de vez em quando. Isso não significa largar a academia, não. Mas significa, por exemplo, combinar treinos de musculação com treinos de cardio alternados durante a semana.

Nesse último sábado, por exemplo, decidi começar o dia de uma maneira diferente: fazendo um circuitinho simples, rápido e MUITO prático na praia do Leblon, lugar que já é, por si só, um baita estímulo para se exercitar - olha só essa paisagem!
E o melhor: tudo sem peso ou equipamento. Tudo o que você precisa é de um tênis, disposição e, de preferência, um dia lindo como esse lá fora - para caprichar na foto depois. Vamos lá?

A série é bem simples e pode ser feita em casa também. Consiste basicamente em 12 exercícios que devem ser realizados em 30s cada, de modo ininterrupto - contabilizando 6 minutos de treino. Essa série deve ser repetida 3 vezes, ou o que você se sentir confortável em fazer. O total do treino? 18 minutos de pura suadeira. BEM rápido!








1. Polichinelo 30": Sim, o bom e velho exercício que você repetia incansavelmente na aula de Educação Física.
2. Burpee 30": Figurinha carimbada nos treinos de Crossfit, o Burpee consiste em uma flexão combinada com salto, de modo rápido e intensivo. Se você não entendeu, veja esse vídeo aqui no youtube. 
3. Flexão 30": O mais tradicional exercício para braços continua sendo um dos mais eficaz. Se tiver dificuldade, experimente com os joelhos encostados no chão.
4. Avanço 30": Uma espécie de "caminhada" com a flexão dos joelhos. Quanto mais baixo você agachar, melhor.



5. Elevação de joelho 30": Eleve os joelhos alternada e rapidamente por 30 segundos. 
6. Escalador 30": Com as mãos apoiadas no chão, traga os pés alternada e rapidamente para frente.
7. Ponte 30": Mantenha essa posição infernal  por 30 segundos. Sorrindo. Se você conseguir.
8. Abdominal remador 30": Deitado de barriga para cima, abrace suas pernas e retorne para a posição deitada. Repita isso sem parar por 30 segundos, o mais rápido possível.



9. Agachamento com salto 30": Como se não bastasse agachar, esse exercício combina o agachamento com o salto. A ideia é que do salto, agache-se direto. 
10. Abdominal subindo bumbum 30": Com a barriga para cima, jogue os pés para o alto e eleve as pernas, como na posição da imagem, e retorne-as à posição deitada. Repita isso sem parar.
11. Elevação de quadril 30": Eleve e abaixe o bumbum incansavelmente por 30 segundos. 
12. Tríceps no banco 30": Com as mãos apoiadas em um banco, cadeira ou até mesmo no sofá de casa (por que não?) e os joelhos dobrados à frente, abaixe e suba apoiando-se apenas nas mãos.



E o melhor é que esse tipo de treino trabalho o corpo inteiro (principais grupos musculares: superiores, inferiores e abdominais) e por ser ininterrupto, de quebra ativa a circulação e atua como uma espécie de cardio, condicionando e aprimorando a resistência de cada um.
Lembrando, é claro, que todo e qualquer exercício deve ser supervisionado por um profissional qualificado, e isso significa visitar seu médico de confiança com frequência para evitar o risco de lesões. O alongamento, antes e depois do treino também é fundamental.

Nas próximas semanas, vou tentar compartilhar com vocês outros treininhos que tenho inventado por aqui. E vocês? O que gostam de fazer? Como se exercitam?

Quero saber!

Um beijo,
Jú.

You May Also Like

0 Opiniões sobre