Van Gogh no CCBB #arte

by - quinta-feira, setembro 08, 2016


Fritillaires Couronne Impériale dans un Vas de Cuivre (Van Gogh)

Na última semana tive a oportunidade de conferir a exposição "O Triunfo da Cor", no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) aqui no Rio. A mostra, que traz peças de artistas renomados como Gauguin, Matisse e Van Gogh tem como principal objetivo demonstrar o pós-impressionismo defendido por esse grupo, que protagoniza a cor em suas pinturas.

Por isso mesmo, O Triunfo da Cor é uma exposição mega colorida, leve e até mesmo divertida, que revela alguns detalhes e curiosidades das contribuições desses artistas. Além disso, é uma boa oportunidade de conferir, ao vivo e às cores (literalmente! rs) verdadeiras obras de artes oriundas de museus consagrados, como o Musée d'Orsay e o Orangerie, ambos em Paris.




L'Italienne (Van Gogh) e Après-midi à Pardigon (Henri-Edmond Cross)


Nas palavras do próprio Van Gogh, "A cor expressa por si só alguma coisa", e é justamente isso que a exposição se propõe comprovar. Nela, o artista, que antes mesmo já havia constatado ser a existência frágil, mas luminosa e colorida, é reunido a autores de movimentos incríveis, como o pontilhismo.
É tanta técnica - e talento! - que é impossível não sair da exposição muito, muito inspirada.

Lembrando que o CCBB fica na Primeiro de Março, número 66, no Centro do Rio. A saída do metrô mais próxima é a Uruguaiana, e a entrada é franca, funcionando todos os dias, exceto às terças, das 9h às 21h. A exposição continua até o dia 17 de outubro!

Visitem e me contem depois como foi a experiência =)

Um beijo,
Jú.

You May Also Like

0 Opiniões sobre