[receitinha]: queijo de castanha de caju

by - terça-feira, setembro 26, 2017


Sempre que eu penso em ser vegetariana e, ainda além disso, vegana, duas coisas me quebram: queijo e peixe. Sei que é um pouco egoísta e contraditório da minha parte, mas ainda não consegui excluí-los completamente da minha vida. Enquanto isso, sigo diminuindo o consumo cada vez mais e, pelo menos durante a semana (segunda a sexta), evito o máximo consumí-los.

E tenho testado algumas opções, é claro. O queijo vegano, por exemplo, sempre foi algo que despertou minha curiosidade. Já experimentei muitos hambúrgueres veganos com queijo de mandioca, por exemplo, mas fui descobrir o potencial da castanha de caju em fevereiro, no meu aniversário.

Quem me acompanha no Instagram, sabe: minha festinha foi 100% vegetariana e parcialmente vegana, e pra garantir as comidinhas, encomendei salgadinhos e docinhos com a Vegui Delícias. Entre pasteis assados de banana, empadinhas de tomate seco e berinjela, e trufas - tudo vegano - o que acelerou mesmo o meu coração foi o bolo.


Ah, o bolo! Um naked cake de red velvet, com massa de frutas vermelhas e recheio de cream cheese de castanha de caju. Sim, castanha de caju: não era de leite, não era de mandioca, não era de batata - era de castanha de caju!

Nesse momento, descobri: castanha de caju dá queijo, sim. E é uma delícia!

200g de castanha de caju
Sal do himalaia
Limão
Azeite
Temperinhos (aí é contigo: eu gosto de colocar um pouco de pimenta!)
Ágar-ágar (é uma alga que substitui a gelatina, que tem origem animal ;))
1 e 1/2 colher de sopa de polvilho azedo

Como fazer: deixe a castanha de caju de molho por no mínimo 8h e, depois disso, descarte a água. Coloque a castanha no liquidificador, junto com 1 xícara e 1/2 de água, e bata bem. Quando a castanha já estiver bem triturada, adicione o sal, o limão, o azeite, os temperinhos e o agar-agar, e bata até conseguir uma mistura consistente. Leve essa mistura pro fogo baixo e mexa até soltar da panela, quando já vai estar bem mais grosso. Depois disso, transfira pra um recipiente, espalhe bem e deixe na geladeira por no mínimo 3h.

Tcharã! E então é só virar o recipiente em um prato pra encontrar o seu queijo delícia-vegano-maravilhouso. Superfácil, né?

Essa receita eu adaptei de várias que encontrei pela internet, em especial dessa aqui, do Vegetariamo.

Testa aí em casa e depois me conta como ficou?

Vou adorar saber!

Um beijo,


You May Also Like

0 Opiniões sobre