Girl Power: séries e filmes inspiradores! #1

by - segunda-feira, abril 09, 2018


A arte pode ser empoderadora. E o cinema, justamente por contar histórias, tem um potencial incrível para mobilizar e fazer a gente (re)pensar ideias e atitudes. Me alegra perceber como têm surgido cada vez mais filmes e séries que valorizam o papel da mulher, até mesmo na ficção. E que cada vez mais as mulheres tenham assumidos posições importantes do outro lado da telinha: dirigindo, roteirizando... Em tempos de #metoo e outros movimentos importantes, é lindo ver a força que nós, mulheres, podemos ter juntas!

E é pensando nisso e percebendo uma sementinha de feminismo em várias produções que vi nos últimos dias, que preparo esse post - que promete se estender em vários outros - com sugestões de filmes e séries que você encontra no Netflix e que falam um pouquinho da nossa força. Lá vai!

A arte de amar: Não se deixe enganar pelo nome do filme, afinal, essa não é uma história de amor convencional, mas sim super necessária: o amor por nós mesmas. Michalina Wislocka foi uma ginecologista e sexóloga polonesa que, em meio ao regime comunista, decidiu publicar um livro sobre a sexualidade feminina. Dá pra imaginar a briga que ela comprou, né? Ao mesmo tempo em que luta pelo seu sonho, vamos descobrindo um pouco da sua história e seus casos de amor. O filme toca em assuntos importantes e necessários, como aborto, masturbação feminina e amor livre, por exemplo. Pra assistir já!


Las Chicas del Cable: Apesar de problemática em alguns sentidos, a série espanhola tem a intenção de mostrar a luta feminista espanhola na década de 20, quando as mulheres começam a se inserir definitivamente no mercado de trabalho. A amizade de quatro mulheres super diferentes, cada uma com sua história, e todo o romance à la mexicana são imperdíveis. Assuntos como violência contra a mulher, homossexualidade, aborto e independência são parte da pauta. Vale a pena dar uma conferida!


Daughters of Destiny: Esse documentário de 4 episódios produzido pelo Netflix vai te fazer repensar em muitas coisas. Contando a história de uma escola na Índia que tem a missão de oferecer educação de qualidade para as crianças "intocáveis", o documentário acompanha em especial a vida de cinco meninas, das comunidades mais pobres da Índia, na luta pelos seus sonhos e pela sua formação profissional. Lindo, inspirador, emocionante. O tipo de coisa que faz a gente querer agir, sabe? ♡


The Dressmaker: Sabe aquele filme que tem tudo pra ser bobinho? Então! Apesar da história fraca, o filme fala sobre a independência feminina e a importância da determinação para lutar pelos nossos sonhos - mesmo que elas sejam de uma vingança, hahah. Além disso, os figurinos são incríveis e tem o objetivo justamente de valorizar e empoderar a mulherada! Preconceito e bullying também são assuntos tratados pelo filme. Perfeito para uma tarde de domingo!

E você, o que tá esperando para se jogar no sofá com muita pipoca e maratonar?

Um beijo,

Ju

You May Also Like

0 Opiniões sobre