Provins: uma cidade medieval pertinho de Paris

by - segunda-feira, junho 18, 2018


Quem já viu o filme A Bela e a Fera, com certeza lembra bem da vila medieval onde a mocinha morava, com seus casebres de madeira, flores por todos os lados, enfim... Apesar de existirem vários lugares por toda a França que mais parecem ter saído de um conto de fadas (Conques, por exemplo, é a cidade que teria inspirado o filme!), o que fica mais perto de Paris é, com certeza, Provins.

A menos de 100 quilômetros da capital francesa, Provins é um destino perfeito para um bate volta rápido, principalmente pelo fato da estação de trem ficar bem pertinho do seu centro histórico. Só não pode esquecer a câmera fotográfica: a cidade é muito, muito fotogênica!


E cheia de atrações. Além de museus, muralhas históricas e a icônica Torre César, a cidade ainda abriga os misteriosos Subterrâneos, a Catedral que já foi visitada por ninguém menos que Joana D'Arc, e vários espetáculos medievais que fazem a gente voltar no tempo.


E uma arquitetura encantadora! Chegando pela estação de trem (Francilien, você pega na estação Gare de l'Est, em Paris), o caminho até o centro histórico é muito bem sinalizado. Lá, você pode optar por fazer um tour de trenzinho ou então conhecer tudo à pé (super fácil!).

A Place du Châtel é o principal ponto de encontro do centro histórico e fica perto de tudo: o museu da cidade fica ali pertinho, a Torre César também, assim como o Grange aux Dîmes, espécie de museu instalado em uma antiga "feira" local. É também nas redondezas dessa praça que você encontra algumas opções de restaurantes e lojinhas.

Especiarias maravilhosas em uma das lojinhas perto da praça!
Os espetáculos medievais também acontecem perto dali, mas é bom ficar atento aos dias e horários, que você pode conferir aqui (geralmente é entre o final de março e novembro!).

No mais, se rolar uma dúvida é só ir no Centro Turístico da cidade - tudo muito organizado!

Descendo o Centro Histórico (sim, ele fica no alto de uma "colina"!), você chega à parte mais moderna, mas ainda assim bucólica, da cidade. Por lá, mais opções de cafés, restaurantes e lojinhas, mas digamos que perde-se um pouco do encanto... Talvez seja melhor voltar pra estação, onde os trens saem a cada 50 minutos para Paris.

Bon voyage!

You May Also Like

0 Opiniões sobre